#22 – SERMÕES EXPOSITIVOS

E aí galera, beleza?

Fabio, Jonathan, Davi e Gelvane sentam juntos para uma conversa muito séria sobre sermões expositivos. Se você é uma daquelas pessoas que nunca ouviu falar sobre isso, então junte-se a essa conversa pra aprender um dos temas mais relevantes para a saúde da sua igreja.

Compartilhe com seus amigos.

6 thoughts on “#22 – SERMÕES EXPOSITIVOS

  1. Como o Geovane falou, o sermão temático (sério) é mais trabalhoso, mas pode ser bíblico. Charles Spurgeon – o príncipe dos pregadores – pregava sermões temáticos.

    Responder

    1. É bem verdade. E um sermão temático bem feito é uma benção para a igreja também! Vamos tentar abordar um pouco mais esse tema no próximo que faremos sobre pregação expositiva. Obrigado pelo comentário.

      Responder

    2. É verdade, Marcone. É possível fazermos sermões temáticos muito proveitosos para a igreja. No entanto, comparado ao sermão expositivo, ele não trás tantos benefícios, além de ajudar a proteger os pregadores de falar aquilo que Deus não disse. Dessa forma, o sermão temático deve ser a exceção na vida da igreja. A dieta regular que uma igreja precisa deve ser de sermões expositivos.

      Quanto aos sermões de Spurgeon, não é que não fossem expositivos. Ele só não seguia a forma clássica de pregar sermões expositivos sequenciais, em livros específicos da Bíblia (i.e. pregar vários sermões em sequência até chegar a pregar um livro bíblico inteiro, como fazia Lloyd-Jones). O que ele fazia era cada vez pregar em porções distintas de livros bíblicos, mas a forma de ele apresentar seus sermões era expondo o sentido do texto dentro de seu contexto, o que por si só já torna essa forma de pregar distinta do sermão temático.

      Responder

  2. Quero aqui expressar em palavras, se é possível, a mudança de visão que vocês fizeram em minha mente. Sempre ouvi falar em tipos de sermões, mas só ficava nisso, não havia essa abordagem da relevância do Sermão Expositivo. Eu me considero um pregador medíocre e sentia uma frustração em relação a isso. Esse podcast, já deu um norte para minha vida.
    Vocês estão de parabéns, o Espírito Santo estar com vocês. Agora vem a minha angustia, de quando vai sair outros podcast relacionado ao assunto, tipo como formar um sermão expositivo, quais ferramentas etc.
    Deus abençoe a todos vocês.
    José Sobral da Igreja do Eustáquio Gomes, Maceió, Alagoas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *